Marketing e logística devem trabalhar juntos em busca dos mesmos objetivos, contudo, nem sempre é assim.
E onde há conflito é quase certo que o resultado frustrará e custará caro.
Mas porque marketing e logística devem estar plenamente integrados?
Compreender a importância desta integração é fundamental para qualquer empresa que busque um crescimento sólido e consistente.
Em um mercado extremamente competitivo, as empresas que prestam o melhor serviço conquistam mais clientes e prosperam. Já as que não se adaptam, perdem espaço e acabam sendo deixadas para trás.
Organizações que pensam à frente e surpreendem seus clientes ao entregar mais do que eles esperam, dentro do prazo ou até mesmo antes, certamente estão ganhando muitos pontos, o que contribui para a estratégia de fidelização e para o crescimento do negócio.
Se você quer o melhor futuro para o seu negócio, precisará entender a importância da integração entre marketing e logística para garantir que sua empresa tenha o diferencial necessário para se destacar e crescer.
É importante reconhecer a relação de interdependência entre os diferentes setores de uma empresa. Uma organização precisa ser vista como um verdadeiro organismo, onde a atividade desenvolvida por uma área interfere no desempenho das demais e vice e versa.
Em relação à importância da integração destas duas áreas é preciso entender que ambas são intimamente interligadas.
De forma resumida, digamos que o grande objetivo da logística é garantir que o produto certo, na quantidade certa, esteja no lugar certo e na hora certa, pelo menor custo possível.
Já o marketing, por sua vez, tem como objetivo gerar valor para produtos e/ou serviços, despertando o interesse dos consumidores por meio da divulgação, visando aumentar o número de conversões.
Armazenagem, transporte e distribuição também são fundamentais para o comércio.
Afinal, de que adianta investir em divulgação para gerar interesse nos consumidores se, no momento em que forem comprar o produto, ele não estiver disponível? Não faz sentido.
É aí que está a importância de um bom manuseio de acordo com a estratégia do markerting, do planejamento logístico para a sua campanha.
Um bom gestor, além de compreender a importância desta integração, precisa incorporar essa meta no planejamento estratégico de sua empresa.
Uma das principais vantagens desta integração é o aumento no desempenho desses setores, que passam a atuar de maneira sincronizada e assim, obtém o máximo proveito dessa relação.
Com isso, não apenas os setores envolvidos ganham e a empresa, como um todo, conquista benefícios como:
Redução de custos da sua campanha promocional;
Recebimento das suas peças promocionais ;
Faz com que a sua marca esteja presente nos PDV’s;
Aumento da produtividade;
Melhoria da qualidade do serviço prestado;
Aumento do nível de satisfação dos clientes;
Maior chance de fidelização;
Mais rentabilidade;
Mais competitividade;
Definição da embalagem mais adequada;
Obtenção de relatórios de status e performance da sua campanha;
A melhor forma de envio, prazos de entrega;
Possibilidade de ter um “estoque” virtual onde você consegue visualizar a foto do produto, a quantidade em estoque – isso dá praticidade, agilidade e controle dos seus materiais.
Como você pode perceber, de nada adianta ter uma ótima campanha de marketing se sua empresa falha ao disponibilizar os produtos ou peças promocionais nos pontos de vendas.
Do mesmo modo, pouco adianta ter o melhor serviço de transporte, armazenamento e distribuição se ninguém conhece ou se interessa pelo seu produto: é aqui que marketing e logística promocional, integrados, fazem toda diferença.
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