Um setor importante para os bons resultados relacionados ao trade marketing: assim podemos definir a logística promocional.
E quando as ações relativas à esta área são realizadas, por exemplo, para promover os produtos diretamente nos pontos de vendas, favorecem bastante a lucratividade e a competitividade destes locais.
É por isso que sob esta perspectiva, podemos afirmar que tanto o trade marketing quanto a logística promocional são iniciativas fundamentais que impactam bastante na relação entre consumidores e os varejistas.
Mas para entender o quanto este impacto é positivo, vamos saber quais são as origens do trade marketing no Brasil: tudo começou em meados da década de oitenta.
Naquela época, o termo trade marketing que, na tradução para nosso idioma significa ‘marketing comercial’, já tinha certa popularidade nos países europeus, contudo, aqui no Brasil este conceito seria implementado somente a partir da década seguinte.
Foi a partir dos anos noventa que o mercado nacional se tornou mais dinâmico e competitivo em razão das iniciativas realizadas e, isto, é claro, atraiu o interesse dos consumidores brasileiros.
Um exemplo de iniciativa bem sucedida feita naquela época, foi a campanha em torno dos famosos bichinhos de pelúcia distribuídos pela Parmalat como brindes aos consumidores fiéis àquela marca de laticínios.
A partir daí, outras iniciativas surgiram e a logística promocional foi o impulso que levou ao sucesso de diversas ações comerciais, pois o transporte, manuseio e entrega ágil dos produtos se tornaria a outra ‘ponta’ de um negócio que se desenvolveu tendo sempre como base a satisfação dos clientes e consumidores.
Sempre é importante lembrar que todas as ações relacionadas à logística promocional são feitas para garantir que o consumidor final reconheça, de forma efetiva, todo o marketing que foi feito pelas agências nas campanhas veiculadas na mídia.
Mas para que tudo isso ocorra de forma satisfatória, a logística promocional precisa trabalhar de maneira comprometida em todos os processos. Somente a atuação eficiente de todos os profissionais que atuam no setor da logística promocional pode garantir que a publicidade feita na TV ou na internet, daquela marca de café ou bolacha, por exemplo, irá atrair os consumidores que vão vê-las nos supermercados.
Hoje o Brasil já desenvolveu amplamente o setor da logística promocional e milhares de iniciativas de sucesso, envolvendo tanto profissionais da publicidade e do marketing comercial, quanto os profissionais que trabalham diretamente nos processos logísticos, já ocorreram de forma plenamente satisfatória.
Mas como o avanço tecnológico não cessa, atualmente, o maior desafio do trade marketing continua sendo o mesmo do passado: gerar impacto entre os consumidores, fazer com que eles consumam os produtos anunciados nas campanhas publicitárias.
Para isso, hoje existem várias opções que estimulam o consumidor a escolher esta e não outra marca; trata-se dos novos canais de divulgação e vendas (market places; redes sociais, plataformas diversas) que oferecem inúmeras opções de escolha e produtos cada vez mais atraentes.
Contudo, todo o trabalho desenvolvido por publicitários em campanhas cada vez mais criativas, só terá sucesso se o ‘parceiro’ que realiza a logística promocional trabalhar em sintonia com o planejamento proposto em todas as ações que envolvem o trade marketing.
Diante do exposto, está claro que a logística promocional é essencial para que as ações relativas ao trade marketing ocorram sempre de forma dinâmica e segura, pois a eficácia deste processo é que efetivará todo o trabalho publicitário feito em torno dos produtos anunciados.
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