Parabéns aos motoristas, profissionais essenciais para o trabalho logístico
top of page

Parabéns aos motoristas, profissionais essenciais para o trabalho logístico





No mês de julho é comemorado o Dia do Motorista no mesmo dia também acontece o dia do padroeiro da classe, São Cristóvão.


Portanto, este é um bom momento para celebrarmos a importância deste profissional que cruza o Brasil transportando mercadorias dos mais diversos tipos, tamanhos, procedências, materiais etc. e etc.


O Brasil possui mais de 1,7 milhão de quilômetros de rodovias, conforme aponta o Departamento Nacional de Transportes Terrestres (DNIT), dos quais 7% são federais, 15% são estaduais e 78% são municipais.


Mais de 60% de tudo que é produzido e consumido no país é transportado em estradas e o principal protagonista deste processo incessante é o motorista.


Para se ter uma ideia, segundo a Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em pesquisa feita em 2020, existem no Brasil dois milhões de caminhoneiros em atividade, com idade média de 44,8 anos e 18,8 anos de experiência.


Ao todo, são muitos profissionais que trabalham muito, sob condições muitas vezes, difíceis, transportando pessoas, cargas diversas (medicamentos, alimentos, animais, automóveis, materiais de construção, limpeza etc.).

Precisamos lembrar, para valorizar ainda mais esta categoria, que por trás de cada carga há uma expectativa pela entrega; há pessoas aguardando que suas compras feitas pela internet, cheguem; há hospitais, escolas, empresas (etc.) no aguardo dos produtos que são importantes para suas tarefas e demandas.

E aqui também entra a logística, uma área diretamente relacionada aos transportes. Para o setor logístico, o trabalho dos motoristas é essencial, podemos dizer que sem os caminhoneiros não haveria sequer como encaminhar as diversas demandas decorrentes do trabalho logístico.


É por tudo que a CNLOG parabeniza todos os caminhoneiros e reconhece e valoriza o trabalho destes profissionais.


O país se curva em homenagem aos homens, mulheres, trans, jovens, velhos, de várias etnias e raças que estão, neste momento, dirigindo caminhões pelas rodovias deste país. Esta é uma classe profissional que realmente merece todas as homenagens.




Posts recentes

Ver tudo
bottom of page