O e-commerce no Brasil teve aumento de 73,88% no ano de 2020, quando comparado a 2019, segundo dados do indicador de consumo MCC-ENET. Já para o ano de 2021, as previsões são de 26% de crescimento. Ainda com algumas oscilações de mercado por conta da crise econômica atual, o setor segue apresentando crescimento estável.
O ano de 2020 foi o que apresentou maior alta dos números do e-commerce no Brasil e isso se deve, em grande parte, à pandemia do novo coronavírus e às medidas de restrição social. No entanto, dos consumidores que efetuaram sua primeira compra digital neste período, 83% afirmam que repetiram a experiência, enquanto cerca de 15,2% alegaram não terem ficado satisfeitos com a operação. Entre os insatisfeitos, a justificativa deu-se em relação a atrasos nas entregas.
De acordo com dados de 2020, cerca de 80 milhões de pessoas utilizam o e-commerce no Brasil. E só neste mesmo ano, o setor adquiriu 13 milhões de novos consumidores. Segundo a empresa Worldpay from FIS, a projeção é de que o e-commerce no Brasil tenha um aumento de cerca de 56% até o ano de 2024.
Somente entre janeiro e março de 2021, o segmento faturou R$ 35,2 bilhões.
Basicamente, o e-commerce é formado pelo tripé:
- fornecedor/produto;
- plataforma/canal de comercialização;
- cliente/consumidor.
E quem une estas três pontas é a logística. Se o operador logístico não se pautar pela excelência em gestão, este triângulo não se fecha e causará insatisfação no cliente/consumidor.
Não bastam, portanto, que se tenha o produto de um lado, uma boa plataforma e o cliente. O ciclo só se fecha, obviamente, quando o produto comprado é entregue perfeitamente e no prazo prometido.
Neste cenário, a comunicação também será fundamental para o sucesso do processo. Qualquer problema ocorrido durante o processo deve ser informado ao cliente de imediato. Mas para que isso seja possível, o sistema de gestão do operador logístico precisa estar preparado e deve ter agilidade.
O ideal é, claro, é que não aconteçam problemas, mas caso ocorram, o cliente precisa ser notificado e a solução deve acontecer rapidamente.
Outro fator de muita relevância é a embalagem do produto, pois este precisa chegar ao cliente intacto, tal como foi visualizado no ato da compra, como também a embalagem protetora para que o transporte seja entregue de forma perfeita, sem avarias.
É este conjunto que dá credibilidade ao processo, gerando ótima experiência ao cliente, trazendo-o de volta à plataforma e ao fornecedor.
A mão invisível de toda esta cadeia, o operador logístico, dá o tom e a cor de um ciclo próspero ou não.
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