Diferenças e semelhanças entre Marketing e Logística
top of page

Diferenças e semelhanças entre Marketing e Logística




Você sabe quais são as principais semelhanças e diferenças quando falamos sobre os conceitos de marketing e logística?


Para ‘falar’ sobre isso, vamos abordar a atuação dos profissionais de ambas as áreas.Vejamos:


O profissional de logística atua exercendo tarefas relacionadas à análise, desenvolvimento de estratégias e planejamento de processos que sejam adequados às necessidades dos clientes, tanto sob o aspecto integrado quanto econômico.


Para que seu trabalho seja reconhecido e valorizado, o profissional da área deve ter um conhecimento amplo do mercado logístico e também precisa conhecer, de forma profunda, o setor de movimentação de materiais, os processos que envolvem toda a cadeia desde a matéria prima até o produto entregue no consumidor final.

A responsabilidade com prazos de entrega e a garantia de segurança da carga também fazem parte dos requisitos para o cargo.

Por outro lado, os profissionais que atuam no marketing para o setor logístico, precisam, sobretudo, conhecer amplamente o perfil do público-alvo da empresa na qual atuam. Este conhecimento é fundamental, pois será a partir dele que eles serão capazes de elaborar estratégias e campanhas adequadas para cada cliente. A estratégia usada para informar, comunicar e favorecer a interação entre empresa/ público-alvo precisa ser eficiente em todo o processo.


Como vemos, os dois profissionais apesar de exerceram tarefas diferentes, trabalham motivados pelo mesmo objetivo que é tornar a empresa mais conhecida no mercado. Ambos exercem funções que se complementam e, por isso, é recomendável que a comunicação entre os profissionais dos dois setores seja clara e objetiva.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page