Logística Reversa x Logística Tradicional

A logística reversa traz inúmeras inovações para o mundo da logística tradicional, um setor em contínua evolução e adaptação ao mercado. 


Logística é um campo em contínua evolução e adaptação às crescentes demandas do mercado. Novos tipos de logística cobrem o espaço e trazem melhorias para a logística tradicional. Para isso, devemos adicionar o progresso das tecnologias digitais e sua aplicação no campo da logística, que é uma pequena revolução, cunhando o novo termo de logística 4.0.


Hoje, a logística abrange vários processos , departamentos e objetivos, envolvendo diferentes setores dentro da empresa, seja a própria empresa que realiza esse trabalho ou terceiriza o serviço de logística e distribuição, deixando-o para outra empresa. Este último, em muitos casos, especialmente no caso de pequenas e médias empresas, reduzirá custos e esforços.  


Logística tradicional


A logística tradicional refere-se, sobretudo, ao movimento físico de materiais, à gestão e distribuição de insumos e mercadorias, focada principalmente em atividades como compras, produção, vendas e distribuição, às vezes abrangendo também a manutenção e o gerenciamento de estoques.

Essas atividades eram frequentemente realizadas pela própria empresa ou organização. No entanto, a terceirização de serviços logísticos vem ganhando peso e diversificou o modelo de negócios de logística. 


O modelo tradicional de logística tornou-se obsoleto. Além da terceirização da tendência de terceirização de serviços logísticos, há outras tendências que precisam cada vez mais ser levadas em conta nesse ambiente, como redução de custos e logística focada no cliente. Tudo isso está sendo complementado pela aplicação de novas tecnologias e ferramentas digitais criadas e adaptadas com vistas à otimização e modernização dos processos logísticos. 


A conseqüência direta de todas essas inovações no campo da logística é que, a partir da logística tradicional, mencionada aqui, está evoluindo para novos modelos logísticos, como logística 3PL, logística 4PL ou logística reversa, que aprofundamos abaixo . Logística tipos todos que buscam é para responder às necessidades do mercado e oferecer um serviço cada vez mais especializado e de maior qualidade. A digitalização é outro fator importante que está influenciando de forma importante o mundo da logística e sua evolução.


Logistica Reversa

Quando se fala em logística reversa, é feita referência à questão dos retornos. A logística reversa lida com os processos de devolução de clientes , materiais e devolução de mercadorias até seu ponto de partida.


Esses materiais podem ser excesso de estoque, produtos obsoletos e todos os tipos de devoluções em geral. A logística reversa também é frequentemente usada para transportar materiais para pontos de reciclagem ou processamento, para serem tratados de maneira apropriada e que afetam minimamente o meio ambiente. 


Muitas das necessidades logísticas para as quais a logística reversa responde são consequência da aplicação de novas tecnologias e da ascensão do comércio eletrônico e das novas necessidades e desafios logísticos que esse tipo de negócio acarreta, o que exige maior rapidez, eficácia e eficiência.

Em última análise, queremos alcançar um alto nível de satisfação do cliente, o que traz um aumento considerável na reputação da marca no mercado.


Uma das principais diferenças da logística inversa em relação à tradicional está no seu planejamento e controle, já que o monitoramento do produto não termina quando é entregue ao cliente. Mas você deve continuar até garantir a satisfação do cliente com o produto recebido.

Um dos maiores desafios da logística reversa é a redução de custos e prazos de entrega e separação de pedidos. A demanda que os custos de devolução devem ser suportados pela empresa e não pelo cliente é cada vez mais difundida, e já é internalizada por inúmeras empresas de comércio eletrônico que oferecem devoluções livres se o cliente não estiver satisfeito com o produto recebido. Também é exigido que o produto solicitado seja recebido no menor prazo possível, por isso muitas empresas garantem a entrega e o retorno do produto, se necessário, em 24 horas.


Outro campo importante onde exerce a logística inversa, e cada vez tem uma importância maior é o da coleta de lixo e sua reciclagem. Isso inclui a recuperação, a reciclagem e o tratamento adequado desses resíduos, que muitas vezes são um mal necessário com o qual as empresas e os cidadãos devem conviver. A logística reversa pode ajudar o objetivo de reduzir e ajustar, tanto quanto possível, as necessidades de consumo da sociedade, os materiais descartáveis ​​que são gerados. E, quando apropriado, encontrar os métodos mais apropriados para o manejo e o tratamento, de modo que eles contaminem o mínimo possível.   


Espaços amplos onde a logística tem grandes desafios a enfrentar e inúmeras melhorias a serem feitas para ajudar a construir uma sociedade melhor, que facilite a vida das pessoas e, por sua vez, ajude as empresas a serem mais eficientes e satisfazer seus clientes.


Concluindo, diremos que a logística reversa nada mais é do que uma evolução lógica da logística tradicional, uma adaptação às necessidades do mercado e às empresas tradicionais de logística.

A logística, nas suas novas fórmulas e modelos, continuará a ser uma parte importante do mundo dos negócios e do dia-a-dia das empresas e pessoas. Portanto, é importante adaptar-se às novas tendências no campo e aproveitá-las em tempo hábil para oferecer um melhor serviço.


Na CNLOG, oferecemos uma ampla gama de serviços logísticos que atendem às necessidades de qualquer empresa de maneira séria e competitiva. Aconselhamos a melhor maneira de realizar a logística e a distribuição dos produtos e cuidamos de todo o processo, incluindo a logística reversa, se necessário. Solicite contato da nossa equipe de Soluções Logísticas.


#LogisticaReversa #LogisticaPromocional #cnlog

647 visualizações1 comentário

2019 - CNLOG Logística Integrada®  -   Todos os direitos Reservados

Acesse nossas redes sociais:

  • Instagram CNLOG
  • Facebook CNLOG