Você sabe a diferença entre cross selling e up selling?



Como sabemos, o mercado mundial está cada vez mais desafiador e exigente, fator que obriga os empresários a atuarem de forma cada vez mais diferenciada e criativa.

Pois, uma forma eficiente de atrair e fidelizar clientes é formada por duas técnicas de vendas chamadas cross selling e up selling.

Estas duas técnicas têm como objetivo seduzir/encantar o cliente e estimular a compra constante de um produto.

Antes de saber como isso é feito, vamos definir cada uma delas:

O cross selling (ou venda cruzada) ocorre quando uma empresa oferece ao cliente um produto extra além daquele ofertado. Desse modo, mais do que um estímulo ao consumidor, o cross selling atua como uma estratégia de vendas que visa oferecer experiências melhores aos consumidores. Veja um exemplo: quando você compra sapatos e o vendedor sugere que você compre também meias, ele está praticando ‘cross selling’.

Já o up selling está relacionado a um ganho e ocorre quando o vendedor oferece ao cliente a chance de melhorar o que ele está comprando, apoiado por uma boa condição.

Isso acontece quando, por exemplo, você adquire um produto on-line e, antes de concluir o pedido, aparece na tela do computador um aviso sugerindo “por mais R$ 100,00 leve também isto ou aquilo”.

Em uma estratégia de vendas, as duas metodologias podem servir como formas bastante eficazes de impulsionar novos negócios.

Entretanto, é preciso ter cuidado para que ambas não pareçam imposições aos clientes.

O cross selling, por exemplo, é eficaz quando feito com naturalidade e quando os produtos são realmente complementares (sapatos/meias; bolsas/sapatos; perfumes/batons etc.).

o up selling, ao ser praticado, deve respeitar a necessidade verdadeira do cliente, por exemplo, se ele aparenta satisfação com a compra realizada, não se deve ‘forçar’ uma nova compra, ainda que pareça natural.

Como vemos, quando utilizadas de maneira ‘certa’, tanto uma quanto a outra podem ser muito eficientes tanto para quem vende quanto para quem compra.


Você já utlizou uma destas estratégias nas suas ações promocionais? Sabe como fazer? Não?! Acompanhe as postagens do blog da CNLOG que em breve traremos mais dicas.


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