Preparado para a Black Friday?
top of page

Preparado para a Black Friday?



Assim como em todos os anos, uma data está chegando para ‘agitar’ o comércio físico e online: a black friday.


Durante este dia, milhares de pessoas aproveitam para comprar milhares de produtos dos mais diversos tipos, desde perfumaria até alimentos e roupas; desde eletrodomésticos até celulares e objetos de decoração.


Aqui no Brasil, a Black Friday ocorre desde 2010 e também acontecerá, este ano, no dia 26 de novembro, seguindo a ideia original de sua criação (uma semana depois do dia de ação de graças que se comemora nos EUA).


Sob o ponto de vista da logística promocional, a Black Friday, assim como outras datas que movimentam um grande volume de vendas, envolve um planejamento de logística antecipado para que as lojas possam atender a demanda gerada pelas vendas.

Este processo também envolve atividades como gestão do estoque, movimentação de produtos e entregas, integração com sistemas de TI, setores que possuem demandas intensas em razão desta data.


Contudo, as atividades logísticas inerentes a esta data, vão além do momento da entrega, pois outras demandas de logística reversa (como trocas e retornos de produtos) fazem com que as operadoras logísticas tenham que trabalhar de forma mais intensa para garantir, sempre, a eficiência das etapas envolvidas nos processos.

Em 2014, a Black Friday obteve um faturamento de mais de R$ 871 milhões, ou seja, trata-se realmente de uma data que cumpre o objetivo que foi previsto em sua criação: estimular o comércio varejista.


É por tudo isto que a CNLOG reforça a necessidade de que todos os envolvidos na cadeia de prestação de serviços que apóia a Black Friday (lojistas, agências de publicidade etc.) façam já o planejamento de suas demandas incluindo a logística promocional, pois sem ela a Black Friday pode causar mais decepções que alegrias.

De nossa parte, sempre fizemos e continuaremos nos empenhando para que a Black Friday 2021 seja um sucesso absoluto!




17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page