Mês da Mulher: uma agenda que deve ser vista para além de flores e chocolates...
top of page

Mês da Mulher: uma agenda que deve ser vista para além de flores e chocolates...


mes-da-mulher

No mês de março é comemorado o Dia da Mulher, uma data que, de fato, deve ser celebrada com todas as honras.


Neste dia, as mulheres serão homenageadas em campanhas publicitárias lindas que vão mostrá-las sorrindo, recebendo flores e chocolates, sendo beijadas por maridos e filhos e tudo isso deve acontecer, sim, é ótimo que aconteça!


Afinal, as mulheres compõem uma parcela considerável da população mundial e, mundo afora, há mulheres exercendo as mais variadas funções: desde as mais comuns e não menos importantes como donas de casa, enfermeiras, professoras, empregadas domésticas (etc.) até aquelas que antes, eram destinadas somente aos homens.


Hoje temos mulheres exercendo cargos de liderança em todos os segmentos: em empresas públicas e privadas; na política e nas artes...


Enfim, as mulheres com sua ‘força delicada’ realmente conquistaram o mundo!

Mas devemos nos lembrar que para chegar a essa condição, foi preciso muita luta, muitos enfrentamentos.


Só para constar, não se sabe ainda qual a origem exata do Dia da Mulher. Alguns registros o relacionam a uma greve e um incêndio que ocorreu em Nova York no começo do século XX (1911), enquanto outros afirmam que sua origem se deve à Revolução Russa de 1917.


Em ambos os casos, as situações envolviam operárias que trabalhavam em regimes de grande exploração e, se os homens eram, naquele tempo, explorados ao máximo, imagine a situação das mulheres que ganhavam bem menos?


Por tudo isso, será sempre importante que se celebre as mulheres e que elas recebam muitas homenagens onde for possível: em grandes campanhas publicitárias que serão vistas na TV e internet; também que sejam cumprimentadas por todos os familiares, colegas de trabalho e amigos.


Elas realmente merecem toda consideração e carinho.

Mas para além das flores, cumprimentos e chocolates, não devemos esquecer que as mulheres merecem muito mais que isso. Merecem respeito, salários iguais aos dos homens, que possam descansar e não tenham que enfrentar duplas ou triplas jornadas de trabalho, que tenham creches para seus filhos e etc.


Enfim, o caminho ainda continua sendo trilhado mas nós, que vivemos a modernidade deste século XXI, podemos nos considerar muito favorecidas por termos hoje, tantos direitos e possibilidades de viver uma vida mais justa e sem a opressão que sempre marcou a vida das mulheres do passado, e ainda marca, infelizmente, nos países menos desenvolvidos.


De qualquer modo: feliz dia das mulheres! E que essa data seja celebrada, a cada ano, por mulheres que trabalham em boas condições, que tenham o respeito e o carinho dos familiares, que possam estudar se assim quiserem, em qualquer idade, que tenham, enfim, qualidade de vida.


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page