Merchandising no ponto de venda: uma ideia essencial

Cada consumidor possui sua própria ‘jornada’ até que resolva, de fato, comprar um produto, e algumas jornadas podem ser bem mais longas que outras. Isto porque cada consumidor utiliza canais diferentes para buscar os produtos que gosta, comparar valores, entre outros aspectos relacionados ao consumo/compra de produtos.


Contudo, quando se trata de compras feitas do jeito tradicional, aquelas feitas ‘in loco’ nos estabelecimentos comerciais, a decisão da compra é tomada diretamente nestes locais, mesmo que os consumidores tenham buscado todas as informações possíveis em outros canais.


Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada pela empresa de pesquisas de marketing Nielsen, trouxe o seguinte resultado: cerca de 70% das decisões dos consumidores são tomadas bem ali, diante das gôndolas, fator que ressalta o quanto as estratégias de merchandising feitas nos PDV’s influenciam, sim, as compras.


Diante disso, que tal saber um pouco mais sobre o merchandising realizado nos pontos de venda?


Para começar, o merchandising nos pontos de venda envolve várias estratégias de promoção das marcas/produtos que são feitas, obviamente, para atrair a atenção dos consumidores.


Por isso, o layout utilizado pelos profissionais do merchandising também é um fator estratégico que deve ser pensado para atrair o interesse dos consumidores. Se você trabalha neste setor, lembre-se que a própria maneira de expor os produtos, criando ‘vitrines’ mais atraentes ou utilizando displays que os destacam numa gôndola, são fundamentais para ‘seduzir’ os consumidores.


Contudo, o merchandising não envolve somente ações visuais, o uso de músicas no ambiente também pode criar conexões afetivas entre os consumidores. Um exemplo: se uma nova marca de café ao ser exposta, puder contar com uma simpática profissional que convide os consumidores para provar ‘um cafezinho’ enquanto uma música suave e convidativa é tocada no ambiente, o cenário para que o produto seja vendido com facilidade, estará completo.


Veja outras vantagens do merchandising feito nos pontos de venda:


· Incentivar compras: produtos mais baratos nas filas do caixa, kits promocionais expostos com destaque (etc.) estas são apenas duas técnicas que podem incentivar, de fato, a compra imediata;

· Criar mais envolvimento com a marca: técnicas de merchandising nos pontos de venda não têm como objetivo somente as vendas imediatas, pois o que se busca é a criação de uma experiência positiva com o consumidor, seu envolvimento com a marca em questão;

· Acréscimo do investimento realizado: alterações na exposição dos produtos também têm grande potencial de retorno que pode, por sua vez, influenciar tanto a decisão de compra do consumidor quanto o seu relacionamento com aquele produto.


Leia também: https://www.cnlog.com.br/post/habitos-de-compra-pdv Visite o nosso Instagram: https://instagram.com/cnlog_logistica?igshid=fmi6o1hrekgk




8 visualizações0 comentário