Explicando o Packing...


explicando-o-packing

Embora pareça algo simples a etapa do processo logístico conhecida como ‘ packing’ é bem importante e influencia muito no bom resultado do que podemos definir como ‘experiência final de compra do consumidor’.


E é justamente por isso, que essa etapa requer atenção especial e muito cuidado.

Para começar, o termo inglês ‘packing’ nada mais é do que ‘embalagem’, ou seja, está relacionado, portanto, com a acomodação e empacotamento de uma mercadoria para que seu envio seja feito de forma segura e eficiente.


Enquanto o picking define a fase da separação e identificação do produto ainda no estoque, o packing solicita um cuidado maior por parte do colaborador responsável por essa etapa.


Isso porque nesta fase, objetivo principal é a proteção do produto, ou seja, sua embalagem deve ser feita de tal forma que o proteja de quaisquer danos que possam ocorrer durante seu manuseio e transporte.


É preciso evitar que o produto seja exposto à água ou à poeira e também que o atrito gerado pela movimentação do transporte não comprometa sua integridade.

O packing também tem como função unificar os itens, ou seja, reunir todos em uma única embalagem para facilitar sua movimentação, preservar a integridade e, em algumas situações, também é feito de forma que descaracteriza a embalagem de um produto para prevenir a ocorrência de furtos.


De forma geral, todo o processo é feito com o objetivo de evitar frustrações, prejuízos e devoluções por parte do consumidor final.


Como vemos, embora pareça simples, o packing possui especificações relacionadas ao tamanho, material, resistência dos produtos, bem como aos tipos de transporte que serão utilizados para fazer a entrega. Um exemplo: objetos frágeis ou pequenos necessitam de cuidados específicos, pois suas características favorecem roubos ou danos com mais facilidade. Sendo assim, é preciso escolher embalagens também mais específicas caixas, contentores, pacotes ou pallets que devem ser acompanhados de itens que os protejam, como plásticos-bolha, isopor ou papéis.


Vale a pena lembrar que investir nessa etapa é importante para prevenir despesas desnecessárias relacionadas a produtos avariados, descontentamento do consumidor, reclamações etc.


Por tudo isso, embora pareça simples o packing é, talvez, a etapa mais importante do processo logístico, pois todo o encantamento gerado por, será confirmado no momento em que o consumidor recebe aquele produto que ele, ao ver em uma loja virtual, foi estimulado a adquirir.


Por isso, é importante que este encantamento gerado pelo desejo de compra do consumidor, se mantenha tão intacto quanto o produto que ele vai receber em uma embalagem segura, bem feita e bonita.

Tudo isso torna o cliente fiel e o resultado final de todo o processo compra, identificação, embalagem (packing), envio e entrega eficiente.


Por tudo isso, embora pareça simples o packing é, talvez, a etapa mais importante do processo da logística promocional, pois todo os materiais da sua ação promocional (ou campanha de mkt) deverá chegar ao seu destino em perfeitas condições conforme o planejamento inicial em uma embalagem segura e bem feita.



Leia também: https://www.cnlog.com.br/post/habitos-de-compra-pdv

Visite o nosso Instagram: https://instagram.com/cnlog_logistica?igshid=fmi6o1hrekgk


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo