Cubagem: você sabe o que é?
top of page

Cubagem: você sabe o que é?


cubagem

Uma palavra bastante comum quando se trata de logística (não só a promocional) é ‘cubagem’.


A cubagem está relacionada à carga que será transportada e pode ser entendida como a relação que existe entre o peso e o espaço que o produto ocupará dentro do veículo que o transportará. Essa relação entre peso/espaço será dada através de um cálculo matemático que utiliza o ‘fator de cubagem’.


A cubagem é muito importante no processo de transporte, pois do seu cálculo correto depende a segurança da carga como um todo, portanto, o planejamento do processo de carregamento deve sempre considerar dois pontos básicos:

· Impedir que uma carga muito volumosa, mas de baixo peso, seja fechada, pois isto desperdiça a capacidade de carga do veículo em kg bruto;

· Impedir que haja muitos volumes pequenos, mas pesados, pois dessa forma o espaço no interior do veículo não será aproveitado devido ao limite de peso.


Fator de cubagem

Fator de cubagem é o nome dado ao número constante e definido conforme o que é considerado ideal para aquela carga. Este número, por sua vez, equivale a um metro cúbico no interior do veículo.

Por outro lado, cada modal tem seu respectivo fator de cubagem diferente, relativo à diferença da capacidade de carga de cada meio.

Neste caso, os fatores mais comuns são:

· rodoviário: 1m³ =300kg

· aéreo: 1m³ = 166,7kg

· marítimo: 1m³ = 1.000kg

Contudo, apesar destas definições, em relação ao envio de cargas fracionadas, alguns transportadores preferem adotar um número menor, já que transportam diversos tipos de produtos que possuem variados tamanhos e pesos.


Peso cubado

Já o peso cubado determina o espaço que será efetivamente ocupado pela carga dentro do veículo. Esse valor, por sua vez, será dado através de uma fórmula que relaciona o comprimento, largura e altura da embalagem, mais o fator de cubagem informado pela transportadora.

Dessa forma, o peso cubado será dado pela fórmula:

Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem


A importância da cubagem

A cubagem é essencial para determinar a capacidade de carga existente em um veículo bem como suas limitações de peso e volume.

Esta informação, por sua vez, é fundamental para que todos os envios sejam consolidados da forma mais segura e eficiente possível e para o equilíbrio entre o peso bruto e espaço físico seja mantido.

A cubagem também está diretamente relacionada com o cálculo do frete, pois as questões de peso/espaço ocupado no interior do veículo, relacionadas às dimensões lineares ou somente com o peso bruto, podem levar a uma cobrança inadequada do frete.

Dessa forma, o que se conclui é que o cálculo da cubagem e o peso cubado das cargas são fundamentais para que as transportadoras tenham mais eficácia e segurança no transporte das cargas.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page