A embalagem é a primeira impressão que o cliente tem da sua marca.
top of page

A embalagem é a primeira impressão que o cliente tem da sua marca.


a-embalagem-e-a-primeira-impressao

Ao pensar em ações promocionais para fidelização e/ou prospecção de clientes, não esqueça as embalagens.


Um produto muito especial, porém que chega ao seu destino riscado, trincado, quebrado ou em uma embalagem que contradiz todo o conceito de sua marca pode acabar com todo o seu esforço. Lembre-se que a embalagem será a primeira impressão que seu cliente terá sobre sua marca em sua ação de marketing promocional.


Embalagens são materiais que você utiliza para envolver, conter, proteger, movimentar, entregar e apresentar sua mercadoria a seu cliente com a qualidade e integridade com a qual saiu de suas mãos.


Para escolher a melhor embalagem alguns critérios devem ser considerados:


- dimensões, quantidade e peso do produto;

- design e material da embalagem;

- como seu produto será transportado e distribuído;

- é a ideal para que seu produto mantenha a integridade e qualidade;

- o descarte pelo cliente é fácil;

- a intenção é que seja descartada ou mantida;

- sustentabilidade da embalagem;

- orçamento disponível;

- entre outros.


Tipos de embalagem


Há diversos tipos de embalagens disponíveis e cada uma atende a critérios específicos que garantirão a integridade de seu produto. Alguns exemplos são:


● O Plástico

Provavelmente o material mais comum entre as embalagens por ser adaptável em tamanho, cor e espessura, sendo leve, flexível e durável. Pode ser transparente, opaco, incolor, seguro para alimentos e resistente para produtos químicos, tudo dependerá das especificações. Porém, se sua empresa tem como premissa a sustentabilidade, verifique se é do tipo reciclável.


● O vidro

O vidro tem sido utilizado por muitos anos, especialmente pela indústria de alimentos, por não ser tóxico, poroso ou alterar o sabor. 100% reciclável pode agregar muita beleza ao produto, porém seu custo produtivo é maior, além de exigir um cuidado maior para não quebrar durante o transporte.


● O papel ou papelão

Quando ouvimos as palavras: embalagens, transporte e logística, as várias caixas de papelão empilhadas nos vem à mente, não é mesmo? Geralmente, são as embalagens externas, porém podem ser personalizadas como embalagens internas também. Como são facilmente recicláveis, renováveis e de fácil aplicação de logomarca, é realmente bastante utilizado, porém não é tão resistente quanto outros. Mas, tudo depende da necessidade e fragilidade, ou não, do produto.


● Alumínio ou aço

Ao nosso redor é mais provável encontrar alumínio do que aço em nosso dia-a-dia. Porém, o aço é bastante utilizado para acondicionamento e transporte de materiais industriais pesados. São contêineres de aço que garantem o traslado de mercadorias entre os continentes, suportando condições climáticas adversas, com grande volume de mercadorias ou cargas pesadas.

O alumínio está mais presente no cotidiano, sendo leve, durável, higiênico, atóxico e altamente resistente à corrosão, prolonga a vida útil de alimentos e medicamentos, por exemplo.


Há diversos outros tipos de embalagens, considerando as embalagens internas que acondicionarão seu produto, e as externas, nas quais seu produto será transportado. Definitivamente é uma parte importante para se avaliar. Mas, com certeza, podemos auxiliá-lo a eleger a melhor para sua ação promocional.


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page